INSTITUIÇÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Diretora do INPO participa do lançamento do Ocean20 South Africa na Cidade do Cabo

BiodiversidadeClimaG20Infraestrutura OceânicaoceanoSociedadeTecnologiaVida Marinha
02 DE ABRIL, 2025
Compartilhe

Painel com grupo que debate o oceano terá participação de Janice Trotte Duhá

A diretora de Infraestrutura e Inovação do INPO, Janice Trotte Duhá, participa nesta quarta-feira (2), na Cidade do Cabo (África do Sul), do lançamento do Ocean20 South Africa. O grupo de engajamento da sociedade civil sobre o oceano do G20 foi criado pela Indonésia, em 2022, e presidido pelo Brasil, em 2024.

“A edição brasileira Oceans20 foi um marco histórico no reconhecimento do papel central do oceano nas agendas globais de Clima, Energia e Meio Ambiente e que, apesar de ser um só oceano global e interconectado, é plural em suas características. O grupo ainda fortalece e consolida a presença do oceano nas pautas do G20”, explica Janice.

Em sua apresentação, a diretora vai destacar as principais recomendações sobre o tema discutidas no Brasil. “Temos expectativas muito positivas sobre o  Ocean20 South Africa, que terá o papel de fazer evoluir recomendações contidas no documento “Oceans20 Communiqué”, convertidas em “ações” efetivas, e lideradas  por instituições daquele País , com quem  somos detentores de sólida cooperação, há bastante tempo”.

O grupo que compõe a Ocean20 South Africa é coorganizado pela Rede de Observação Ambiental da África do Sul  (SAEON), Fundação Nacional de Pesquisa (NRF) e o Pacto Global das Nações  Unidas (UNGC). “Temos grande interesse em trazer os mais jovens para dentro dessas discussões. E esse é um avanço que a África do Sul coloca nessa edição, ao dar especial apoio aos ECOPs (Early Carrer Professionals)”, afirma Janice.

O Ocean 20 desempenha um papel importante em dar voz à sociedade civil, indústria e negócios na questão de um oceano sustentável para a África do Sul (considerando organizações não governamentais, iniciativa privada, povos indígenas, comunidades tradicionais e cientistas). 

O encontro faz parte da programação da Conferência Internacional em Meteorologia e Oceanografia do Hemisfério Sul (ICSHMO, em inglês), que reúne outros pesquisadores da rede INPO, como Regina Rodrigues (UFSC) e Tercio Ambrizzi (USP).