Mais de 80% dos recifes do mundo são afetados no pior episódio de branqueamento registrado
28 DE ABRIL, 2025
Compartilhe
O mundo enfrenta o maior episódio de branqueamento de recifes de coral já registrado. De acordo com monitoramento da Iniciativa Internacional para os Recifes de Coral (ICRI), entre janeiro de 2023 e abril de 2025, quase 84% dos recifes do mundo foram afetados. Este é o quarto evento global do gênero desde 1998, superando o recorde anterior de 65,7% dos recifes afetados, entre 2014 e 2017. Pelo menos 83 países e territórios banhados pelos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico registraram o fenômeno em massa.
O branqueamento ocorre quando os corais enfrentam um estresse térmico, expulsando as algas que fornecem nutrientes e cor. Com isso, ficam brancos e frágeis, correndo o risco de morrer. Cerca de 25% das espécies marinhas vivem, se alimentam ou se abrigam nos recifes de coral. O enfraquecimento desse ecossistema também gera impactos econômicos e sociais, principalmente para comunidades costeiras, que dependem da pesca, do turismo e da proteção natural contra tempestades.
Segundo cientistas da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA), a tendência é que episódios de branqueamento se tornem mais frequentes e intensos devido às mudanças climáticas. No entanto, esforços para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e implementar medidas de conservação, ainda podem frear o estresse térmico e proporcionar aos corais a chance de se recuperar e voltar a abrigar uma rica biodiversidade